quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SISTEMA OPERACIONAL-SOFTWARE LIVRE X SOFTWARE PROPRIETÁRIO

SISTEMA OPERACIONAL- SOFTWARE LIVRE X SOFTWARE PROPRIETÁRIO

Os programas de computadores podem ser divididos em duas categorias: SOFTWARE LIVRE (SL) e SOFTWARE PROPRIETÁRIO (SP).
O SOFTWARE LIVRE caracteriza-se pela liberdade aos usuários, para utilizar seus produto, executar, copiar, estudar e modificar.
Esses produtos do SL podem ser gratuitos ou comprados, a característica que diferencia o SL dos demais é o direito dado aos seus usuários de conhecer suas estrutura e ter acesso irrestrito ao seu código-fonte, podendo reutilizá-lo.
O SOFTWARE PROPRIETARIO caracteriza-se por ter o código-fechado, impossibilitando o seu conteúdo a terceiros, bem como sua modificação.
O SP é valorizado como um produto, visando lucros, sem se preocupar com as necessidades do usuário.
Para adquirir um SP, não basta apenas à compra do CD-ROM, precisa-se a licença de uso, seguindo regras de utilização do programa.
O uso do SL pode ser uma alternativa econômica viável ao SP, pois pode ser copiado sem que seja pirateando e pode ser alterado já que o código-fonte é aberto para todos, com custo zero.

4 comentários:

Loreni Minela disse...

Veneci, gostei do seu texto sobre SL e SP,também penso que fazer uso dos Softwares Livres pode ser uma alternativa num mundo tão competitivo, onde quem pode comprar tem acesso e a grande maioria fica excluida das informações e tecnologias. :*

Katia disse...

Veneci, seu texto ficou bem claro e compreensivel, permitiu que os leitores tenham a real noção das diferenças entre Software Livre e Proprietário. Parabéns.

Traudi Erci Pottratz disse...

Muito bom o seu texto. Parabéns.
Um abraço.

Asta Nerling disse...

Tema sempre em dia,essa é a Veneci que eu conheço... muito conhecimento em jogo!
Bom fim de semana!